sexta-feira, 15 de maio de 2020

Texto "Saúde mental e autocuidado para não surtar" Jovem Thiago Dias


Saúde mental e autocuidado para não surtar

S
e você assim como eu está em isolamento ou em quarentena, ou ainda se tem passado muito tempo sem sair de sua casa, é provável que esteja se sentindo ansioso (a) com toda essa situação.
Que são tempos difíceis não há como negar e para lidar com essa situação é preciso cuidar da nossa Saúde mental também. Estamos vivenciando um momento desafiante, pois a quarentena ou o isolamento requer uma mudança significativa em nosso modo de vida, principalmente em nossa rotina, e não se sentir bem, dentro desse cenário, também, é muito comum, já que ficamos mais instáveis emocionalmente. Por isso, estou aqui para ajudá-lo a passar por essa situação sem surtar.
 Há alguns dias durante uma crise de ansiedade (CID10 F41.1), resultante de toda essa situação, compartilhei em meus stories no instagram (@thiago_mavromatis) como eu tenho lidado com esse momento, dando dicas que têm me ajudado a aliviar os sintomas da ansiedade e, assim, me acalmar.
A ansiedade é uma emoção normal ao ser humano, e surge comumente ao enfrentarmos situações como esta. Se você sofre com crise de ansiedade e/ou conhece alguém que esteja enfrentando isso, divido com vocês algumas dicas nas quais têm me ajudado a encarar esse momento e não surtar:

1° Desvie a atenção dos sintomas:


Antes de tornar a crise de ansiedade mais intensa, devemos começar a não pensar tanto nos sintomas que estamos sentindo no momento.

2°Respire:

Comece a focar em uma atividade específica, como por exemplo, o controle da respiração. Inspire e expire lentamente e profundamente, assim vamos diminuindo o estresse e fornecendo mais oxigênio ao nosso cérebro, aumentando com isso a concentração.

 

3° Imaginação guiada:


Pense em um lugar onde se sinta em paz e relaxado (a) e nesse lugar adicione à cena detalhes. Eu, por exemplo, imagino esse lugar que junto comigo esteja um ente querido, e vou desligando minha mente de tudo ao meu redor.

4° Espiritualidade:


Independente de sua crença busque aquilo que você acredita e confie que tudo isso vai passar.  Eu, por exemplo, ouço uma playlist que me conecte com as forças nas quais eu acredito.

 

5° Banho + chá:


Quando você já se sentir aliviado da crise de ansiedade, tome um banho bem relaxante e, enquanto relaxa, aproveite o momento para colocar aquela playlist bem goodvibe. Após o banho prepare um chá de camomila que além de acalmar, tranquiliza a mente e o corpo.

São dicas como essa que, realmente, tem me ajudado a passar por esse momento de uma forma mais humana sem surtar.

Se vocês acompanharam até aqui, espero de coração, que essas dicas possam  ajudar e lembrem-se caso precisem de algo vocês podem entrar em contato comigo em qualquer canal abaixo:


Instagram: 


@thiago_mavromatis/                               
      E-mail: contatotdo@gmail.com

Lembre-se: Vamos passar por tudo isso juntos! 

Thiago Dias de Oliveira        

Turma 126038 


Professora Camila Tavares

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Siga @SENAC nas Redes